domingo, 26 de fevereiro de 2012

Cachoeira Congelada?




Sim, existe....e é no Brasil!!!


URUPEMA - SC





Localizada a 700 m do topo do Morro das Torres, cujo nome original é Serra do Campo Novo, no município de Uprema , cuja altitude medida desta elevação é de 1.733 m na região conhecida como "Planalto das Neves" em Santa Catarina.

Possui uma pequena queda d´água, situada a 1.535m de altitude (sua base) e de 1.580m na parte superior da cachoeira, que possui duas quedas.

A cachoeira leva esse nome por congelar nos dias mais frios do inverno.  Quase totalmente escondida pela vegetação típica da Serra Catarinense, sombreada quase o dia todo, permitindo que o ar frio escoado do topo do Morro das Torres permaneça sem aquecer, expondo o local a muitas horas sob temperaturas negativas.

O Morro das Torres, diferentemente das maiorias das elevações do Sul do Brasil, é uma gigantesca esponja natural, já que seu topo é um banhado .

Seu extenso topo (cerca de 1200 m),de vegetação de gramíneas baixas, totalmente encharcado de água, mantem a baixíssimas temperaturas todo o sistema água/vegetação, cuja precipitação é rapidamente absorvida e escoada em função do intenso fraturamento sub-horizontalizado da rocha vulcãnica, recoberta pela vegetação típica de banhados comuns no sul do Brasil, que nos interflúvios, que são a origenm da maioria dos rios, do planalto sul-brasileiro.

O escoamento da água pela pouca espessura do manto de solo é muito rápido, sendo que esta cobertura superficial está sempre exposta ao vento e a baixas temperaturas que mantém as rochas como um amplificador do frio, algo como um refrigerador, capaz de congelar-se também ao longo de seu curto caminho desde o topo do morro até as proximidades da cachoeira, facilmente visto em dias de frio rigorosos, ao longo da estrada que leva até o topo do morro e que pode ser visto, como "estalactites", nos barrancos, com longos cristais de até meio metro.


FOTOS DA CIDADE




Veja só....a placa indincando a cachoeira que congela!!







http://www.urupema.sc.gov.br/turismo/

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Cachoeiras Do Caraça!

Olá Pessoal!!

Na última semana passamos o dia na reserva do Caraça - MG!






Hoje, o Caraça é uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), que abrange uma área de 11.233 hectares, cujo nome conhecido também como Santuário do Caraça.
A palavra Caraça se deve à forma que tem parte da serra, que lembra a imagem de um rosto de um gigante deitado.
A serra é formada por picos e morros como: Trindade, Conceição, Olaria, Canjerana, Carapuça, Inficionado e do Sol, este último o ponto mais alto chegando a uma altitude de 2072m.
As águas que descem das montanhas formam belas cascatas e cachoeiras como Cascatinha, Cascatona, Bocaína e Belchior, com suas águas intensamente ferruginosas.


Visitamos e registramos a.....

Cascatinha







Outras atrações da Reserva do Caraça são: as demais cachoeiras (bocaína, cascatona...), o Lobo Guará, o Pico do Indonfinado, dentre outros. 




A reserva é de fácil acesso de BH.

Belo Horizonte (120 Km) – Seguir a BR 381 sentido Espírito Santo, passando pelos trevos de Ravena, Caeté, Nova União, Bom Jesus do Amparo e de Itabira, percorrer mais 7 Km e entrar a direita na MG 436 sentido Barão de Cocais. Passar o trevo de Barão de Cocais, após 9 km você estará em Santa Bárbara. Por mais 12 km na MG 129 chegará em Catas Altas.


MAPA

Visite, você vai gostar!

domingo, 5 de fevereiro de 2012

CATAS ALTAS - MG

A formação do povoado que deu origem ao atual município começou a ocorrer no final do século XVII  por volta de 1694 com a descoberta de ricas minas auríferas mais tardes denominadas de Catas Altas . O historiador Salomão de Vasconcelos afirma que quase nada se conhece a respeito dos verdadeiros descobridores da região onde está localizado o município e sobre a fundação de Catas Altas. Mas em anotações atribui-se a Domingos Borges a fundação do arraial em 1703. A história de Catas Altas, assim como de diversas cidades mineiras, está relacionada com o ciclo da mineração no século XVIII A palavra “catas” significa garimpo, escavação mais ou menos profunda, conforme a natureza do terreno para a mineração. No povoado, as catas, os garimpos, as minas mais ricas e produtivas, estavam situadas nas partes mais altas, isto é, se encontravam no alto da serra e por isso, a atual cidade ficou conhecida como Catas Altas. “O povo vendo que cada vez mais que o ouro estava diminuindo nos leitos dos rios e córregos, e com abundância nas partes altas, diziam: ‘as catas estão altas’, ‘as catas estão ficando em lugares mais altos’, ‘as catas estão em lugares de mais difícil acesso’. Situada aos pés da Serra do Caraça e resguardados pelo contraforte da serra do espinhaço Catas Altas integra o Circuito do Ouro ao longo da Estrada Real.

Hoje um belo domingo, passeamos por Catas Altas e registramos alguns lugares especiais:


A cidade





Cachoeira da Santa







 Vista da Estrada ( Mariana - Catas Altas)




Após subir a montanha, (parte pode subir de carro)



Boa viagem!!

Mais Informações: http://www.catasaltas.mg.gov.br/

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

AS 7 MARAVILHAS DA ESTRADA REAL!

1 - CACHOEIRA DO TABULEIRO



2 - GRUTA DA LAPINHA




3 - APARECIDA DO NORTE





4 - PRAÇA MINAS GERAIS





5 - SANTUÁRIO DO CARAÇA





6 - TEATRO DE SABARÁ





7 - PARQUE NACIONAL SERRA DO CIPÓ





Mais detalhes no site: http://institutoestradareal.com.br/