domingo, 29 de janeiro de 2012

TABULEIRO - MG


CACHOEIRA DO TABULEIRO



 A cachoeira do Tabuleiro fica no distrito de mesmo nome, pertencente à cidade mineira de Conceição do Mato Dentro a cerca de 180 km de Belo Horizonte. É a terceira maior cachoeira do Brasil com 273 metros de queda livre, em meio a um paredão de pedras.



 

Para se chegar à cachoeira o viajante precisa fazer uma caminhada por 1 hora e meia, andando boa parte pelo leito do rio, se for épocas de chuva a caminhada pode ser ainda mais difícil. A cachoeira impressiona pelo seu tamanho e dependendo da época o volume de água é grande impressionando ainda mais. Já na época de estiagem, a cachoeira pode ficar com um volume de água pequeno, a água desaparece em meio a queda, mesmo assim é muito bonito de se ver, em qualquer época vale e muito visitar a cachoeira do Tabuleiro. Na base da cachoeira se encontra um poço incrível para banho é bom lembrar que ele é bem fundo. É possível também fazer um passeio e chegar a cachoeira em sua parte alta, esta caminhada é mais demorada, mas muito bela, em cima da cachoeira tem o rio que forma diversas piscinas naturais.

O vilarejo do Tabuleiro é um lugar muito tranqüilo, os moradores estão sempre dispostos a ajudar os visitantes (pelo menos quando estive na vila senti isso). O lugar é muito pobre e o povo muito simples, mas simpáticos e hospitaleiros. Tem no lugar mercadinho e alguns bares, sempre é bom estar com dinheiro trocado pois no lugar não circula muitas notas, e se estiver de carro abasteça em Conceição do Mato Dentro que fica a 20 quilômetros de distancia do vilarejo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário