sábado, 28 de janeiro de 2012

VILA DE COCAIS - MG

COCAIS

 A vila de Cocais é uma das relíquias da Estrada Real, com mais de 300 anos. Foi fundada no dia 26 de julho de 1703 pelos bandeirantes Antônio e João Furtado Leite, irmãos portugueses.  Em 1769 foi construída a Igreja de Santana e em 1855 foi inaugurada a Matriz do Rosário. Ambas em excelente estado de conservação. Há vários atrativos para o turista, como belíssimas cachoeiras, pinturas rupestres, museu histórico, conjunto arquitetônico colonial e muitas belezas naturais, excelente para passeios e caminhadas.






Sítio arqueológico

O sitio arqueológico Pedra Pintada fica localizado na Serra da Conceição a 3.5 km em estrada de terra, a mesma que dá acesso às cachoeiras. Trata-se de um conjunto de pinturas rupestres, cuja primeira análise foi feita em 1843, pelo paleontólogo dinamarquês Peter Lund. As pinturas, feitas com pigmentos minerais, retratam animais, objetos e grafismos diversos e remontam a aproximadamente 6 mil anos, segundo os estudos feitos pela Universidade Federal de Minas Gerais, com apoio do CNPq. Além das pinturas, o local tem uma vista maravilhosa, de contemplação imperdível. É uma propriedade particular, aberta à visitação, com custo por pessoa. (R$ 5,00)








Cachoeiras

As cachoeiras de Cocais são uma atração à parte. Uma sequência de quedas d’água, em local preservado e de conservação permanente. Estão localizadas a 4.5 Km da vila e a estrada é de fácil acesso de carro. A entrada fica em propriedade particular, que tem custo por pessoa. A trilha é de 1,5 km até a primeira queda d’água de exuberante beleza, após a qual é possível, seguindo pelas rochas, chegar ao topo delas. Durante esta caminhada você poderá encontrar a cachoeira do leão, onde o rei das selvas estará fazendo a vigília da natureza.









MAIS FOTOS DA VILA:












Pousada Vila Cocais





MAPA






Boa viagem!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário